Uma dica valiosa para educar seu filho

Você já deve ter ouvido a seguinte frase:
 "Muitos problemas das crianças estão nos pais". 

A tarefa de educar é um desafio diário. As expectativas
são altas e afinal, a criança é uma parte dos pais no mundo e essa parte precisa ser muito boa. O desejo de que o filho tenha o melhor, pode em certa medida ser um grande vilão! Sim - isso mesmo.

Faz parte do desenvolvimento galgar por estágios de equilíbrio e desequilibro. É natural cairmos quando estamos aprendendo a dar os primeiros passos. Mas qual pai gostaria de ver o seu filho cair?

Pois é... Seguindo essa metáfora, alguns pais superprotegem seus filhos, evitando que eles se exponham a riscos mínimos. Sabe aquele pai que não deixa o filho brincar no parquinho para que ele não se machuque?

A superproteção dos pais pode privar a criança da frustração e é com ela que aprendemos a desenvolver outras estratégias como a paciência, resiliência e a capacidade de criar novas possibilidades diante de um problema.

Dr. Tim Elmore , fundador da Growing Leaders, uma ONG que fomenta o desenvolvimento de líderes emergentes tendo a premissa de que cada criança nasce com qualidades de liderança, elencou 7 comportamentos dos pais que barram os filhos a se tornarem líderes. E o primeiro deles é que os pais isolam os filhos dos riscos saudáveis.

E ai vai a dica valiosa: deixem os seus filhos desbravarem o mundo.

Estou falando aqui em pequenas ações para educarmos crianças mais autônomas, preparando-as para o mundo. Seja um pai cuidadoso ao ponto de explicar, alertar e permitir que seu filho tenha as experiências próprias de sua fase dentro dos limites. 

COMPARTILHE

Novidades via e-mail!

Quer receber os conteúdos criados por mim em primeira mão? Assine a lista abaixo! Pode ficar tranquilo, eu não mando spam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário