Planejamento de carreira para adolescentes

A maioria das crianças tem uma ideia do que querem ser quando crescerem, mas quando chegam à adolescência, o que antes era uma pergunta divertida começa a ter sérios reflexos. Alunos do ensino médio, em particular, começam a se concentrar na graduação, incluindo planejamento de carreira.

Felizmente, o planejamento de carreira enquanto ainda está na escola não precisa ser difícil.


Planejamento de carreira facilitado

Se você já começou a pensar no que gostaria de fazer depois da escola , então parabéns para você. Se você deseja iniciar um planejamento de carreira, mas não sabe ao certo o que gostaria de fazer, pense em alguns desses fatores:

Onde estão seus interesses? Você é fascinado por como as coisas funcionam? 

Concentrar-se nos seus interesses ajudará a orientá-lo na direção certa para uma carreira, e escolher um caminho no qual você já esteja interessado o manterá mais feliz a longo prazo.

Você tem algum talento especial? Você ama música ou tem um ouvido aguçado para a apresentação musical?  Talentos especiais e presentes têm uma maneira de levá-lo para a carreira certa.

Você está focado interna ou externamente? Em outras palavras, você está sempre preocupado com os outros e com o bem-estar deles? Ou, por outro lado, você sabe instintivamente que, para cuidar dos outros, precisa estar mais saudável? Responder a essas perguntas ajudará você a determinar se prefere trabalhar com um grupo grande ou com um grupo menor. Você também verá se gostaria de se concentrar em ajudar os outros ou voar sozinho.

Fale com um orientador profissional


Agora que você começou a pensar no que gostaria de fazer, conversar com um orientador seria um bom próximo passo. Você e seu orientador podem se sentar e discutir sua carreira escolar até o momento. Ele ou ela terá acesso aos seus registros e poderá lhe dar uma opinião objetiva sobre seus planos futuros. Lembre-se de manter o seguinte em mente:


  • Não seja tímido e fale se você não concordar.
  • Peça a opinião do conselheiro e realmente ouça sua resposta.
  • Todas as decisões finais são com você. Isso é muito importante e vale lembrar.

COMPARTILHE

Novidades via e-mail!

Quer receber os conteúdos criados por mim em primeira mão? Assine a lista abaixo! Pode ficar tranquilo, eu não mando spam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário