A importância dos contratos nos relacionamentos

Quero falar com vocês para sobre um tema que na minha opinião é divisor de águas em um relacionamento: limites!
Você já construiu um "contrato" dentro do seu relacionamento? Isso é fundamental para que exista um bom relacionamento. Limites claros entre o que eu quero, o que eu espero e o que eu posso dar. Tem nesse "contrato" aquilo que o outro quer e espera de mim, e aquilo que ele pode dar. Se está de comum acordo, então ambos podem conviver em harmonia e equilíbrio.
Quando os papéis estão claros, conflitos tem pouca margem para acontecer. Quando acontecem conflitos, este é um ótimo momento para que as pessoas possam rever seus contratos e entender o que ambas esperam daquele relacionamento. Contratos podem mudar à medida em que o tempo passa. As expectativas mudam, as pessoas mudam. O que você queria há um tempo atrás, pode não ser o que você continua querendo hoje.
Quanto mais justos formos com as pessoas com quem convivemos, melhor, mais sincero e mais do bem é esse relacionamento. Concorda comigo?
Para aquela situação onde uma pessoas se sente incansavelmente invadido, pode ser que ela não esteja reavaliando os seus limites, consigo mesma e com a outra pessoa. Chega um ponto em que o afastamento é natural, uma vez que está presente o sentimento de é ou se permite ser violado, e na verdade, na maioria dos casos, a própria pessoa pode tomar uma atitude em relação à situação.
Pode ser que o outro nem esteja tendo notícia do que está afetando o outro, pois ele não verbalizou isso e só se afastou. O outro não sabe o que está acontecendo.
Ai vem o autoconhecimento! Quando nos conhecemos claramente, conseguimos tatear o nosso limite, nossas expectativas e como queremos viver a vida. Está tudo bem se em algum momento decidirmos que algo em nós mudou. E isso exige um esclarecimento com quem convivemos, para que haja uma saída equilibrada, visando um relacionamento sadio e justo.
É importante frisar que é essencial respeitar a outra pessoa como uma parte de nós! Todas as pessoas com quem convivemos tem um significado importante para nós!
Elas mostram um pouco de nós. Há estudos que falam que todos somos resultado das cinco pessoas com quem mais convivemos.
Fica aqui um exercício para você entender e construir limites em um relacionamento:
Faça um contrato consigo primeiro: Se conheça! Conheça os seus limites, expectativas, sentimentos, vontades. ;)
Grande abraço! 

COMPARTILHE

Novidades via e-mail!

Quer receber os conteúdos criados por mim em primeira mão? Assine a lista abaixo! Pode ficar tranquilo, eu não mando spam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário